Workshop Luz Vip

Durante o Elements Workshop de Atibaia, que aconteceu em novembro de 2016, surgiu, entre os próprios alunos, o papo de como seria interessante se criássemos um curso específico sobre luz. Um Elements Luz! Dois ou três dias abordando, exclusivamente, as técnicas mais práticas e eficazes para aplicação na fotografia social. Desde a luz natural e todas as suas possibilidades, passando pelas luzes auxliares como speedlites e LEDs, e encerrando com a magia da luz mista.

Imediatamente começaram os rumores de possíveis locais e datas para o Elements Luz acontecer. E junto, vieram os assuntos e as opiniões sobre tudo o que poderíamos abordar durante o workshop. “Ahhh… como eu queria dominar meus flashes! Meu sonho é poder fotografar em qualquer condição de luz e fazer fotos com uma iluminação incrível! Queria que meus ensaios pudessem ter uma pegada mais legal, mais moderna. Acho que entender melhor como a luz pode ajudar, seria maravilhoso!” Claro que, ouvindo e observando todo o entusiasmo dos alunos, a vontade era sair de Atibaia e seguir direto para o mais novo evento da família Elements!

Em janeiro, três fotógrafas – Suzane Sabbag e Julia Portugal do Rio de Janeiro, e Lissandra Ribeiro, de Franca/SP – desembarcaram em Floripa, debaixo de um sol escaldante, com objetivos bem diferentes da maioria dos turistas que estavam no vôo. A Ilha da Magia prometia muita coisa boa além dos 35 graus à sombra. E a grande expectativa girava em torno dos segredos da luz.

Durante os três dias de workshop foram apresentados e detalhados muitos conceitos e técnicas que as próprias fotógrafas sugeriram, tornando o curso ainda mais produtivo. A motivação e a vontade de ver e entender como tudo funciona, criou um ambiente super descontraído e com um grande volume de informação e troca. Uma experiência fantástica!

Na memória, ficam guardados grandes momentos vividos naqueles dias de janeiro. Os olhos vidrados no feixe de luz que passava pela veneziana e tocava lindamente o rosto da Lissandra. Um quase recorte. Totalmente proposital e absolutamente sob controle. Uma luz que estava ali a disposição de qualquer um. Sem nenhuma cobrança, sem alarde… Sutil. Apenas aguardando ser chamada para entrar. Nós a convidamos inúmeras vezes e a usamos de diversas formas. Usamos e abusamos daquela luz. Inesquecível!

Fotografamos nas dunas da Lagoa da Conceição, um dos lugares mais conhecidos da Ilha. Lá, descobrimos como controlar a luz do speedlite num ambiente externo e durante o dia. Mais conhecida como luz mista, fizemos variações de intensidade e direção, controlando a relação de contraste com o segundo plano. Usamos modificadores que suavizaram a luz dura do speedlite e aprendemos que precisamos estar no controle, mas principalmente, precisamos saber o que queremos!

Ao anoitecer, aproveitamos as dependências da Pousada Santarina, onde as meninas se hospedaram, para exercitar um pouco mais o controle do speedlite. Convidamos a própria dona da pousada para ser nossa modelo e trabalhamos outras possiblidades de luz, aproveitando a iluminação ambiente e acrescentando o LED em alguns momentos e o speedlite em outros. Usando o que cada um nos oferecia de melhor. Fechamos com chave de ouro!

Agora, depois de duas semanas do Workshop Luz Vip, me bateu uma saudade enorme! Uma vontade de dividir, de orientar e de viver, novamente, essa aventura de ensinar. Acho que está na hora de escolher um lugar e uma data!

Um grande motivo para reunir pessoas apaixonadas por fotografia e pela vida. Pessoas que tem o prazer de oferecer os melhores sentimentos. Está na hora de juntar os 3 Elementos: eu, Fabio Laub e Sergi Escriva em algum lugar do mundo para vivermos todos juntos o ELEMENTS LUZ!