Depoimento de Renato Teixera

Depoimento Elements Workshop:

Renato TeixeraAntes de mais nada, agradeço imensamente pela dedicação e atenção de cada um de vocês durante os 3 intensos e mágicos dias do WS e os dias posteriores (até hoje) em todos os momentos, desde compartilhando suas alegrias e conquistas até nos ouvindo e nos ajudando a encontrar algumas soluções para cada uma de nossas dúvidas e angústias.
 
 Minha expectativa inicial em relação ao WS era saber como estava minha fotografia e minha carreira, até onde poderia chegar e principalmente como e o que fazer para chegar onde projetava chegar. Pois bem, os primeiros passos foram dados e confesso que tive um pouco de receio sobre o que iria encontrar. Tirando de lado o fato de conhecer grandes fotógrafos e excelentes pessoas como o Fabio, o Maeda e o Sergi, depois de fazer alguns Workshops, assistir algumas palestras e cursos sobre Fotografia tinha medo que seria mais um (somente para Currículo) com pouca ou quase nenhuma aplicação do ponto de vista prático. Mudar de carreira, após 30 anos trabalhando como Engenheiro em empresas multinacionais, dá muita insegurança e frio na barriga e algum ceticismo em relação ao que se vê por aí como Workshop de Fotografia.

 Usar o tema “divisor de águas” como muito usam, não é suficiente para expressar a importância do WS Elements em minha vida e carreira. Não acredito muito em coincidência, mas poder conviver durante os dias do WS e principalmente depois com cada um de vocês e dos colegas que conheci (todos vistos pela primeira vez) fez e faz muita diferença para mim.
 
 O volume de informações, experiências e situações apresentadas por cada um de vocês foi extremamente enriquecedor de tal forma que, pouco a pouco, estão se transformando em conhecimento e prática em cada novo trabalho que faço e em cada novo dia na minha fotografia.
 
 Nunca encarei a fotografia como uma expressão pura da arte e sim como um negócio, que precisa de metodologia, regras, disciplina (muita) e acima de tudo de conhecer os seus “porquês”! Este WS, sem sombra de dúvida, mostrou como fazer tudo isto e vem me fornecendo todas as ferramentas que preciso para chegar onde projetei chegar daqui a um ou dois anos.
 
 A parte de vocês já foi feita (e continuam fazendo todos os dias) e estou tentando fazer a minha. Mudanças são por vezes complicadas (sair da famosa zona de conforto nem sempre é simples) e quero poder mostrar para cada um de vocês onde vou estar daqui a alguns anos. Tenham certeza disto!
 
 Por fim, a mistura (e a somatória da experiência de cada um de vocês) ganhou um equilíbrio fantástico, muito maior (se é que é possível) dos elementos que norteiam este Workshop, pois ter seu trabalho e vida profissional vistos e avaliados por verdadeiros mestres da Fotografia não tem preço. Minha expectativa foi superada em todos os aspectos. Cada conceito, cada frase dita, cada ideia lançada é revisitada toda semana para saber onde estou indo e para corrigir eventuais desvios de rota. Saibam da responsabilidade e da importância de cada um de vocês em minha vida profissional e pessoal também!
 
 Muito obrigado por conhecer vocês pessoalmente e por entrarem na minha vida pela porta da frente e da melhor maneira possível! Forte abraço Fabio, Maeda e Sergi!